Você ama a igreja de Cristo?
Colossenses 1.1-12
Você ama a igreja de Jesus Cristo? Como você demonstra amor pela igreja? Você conhece pessoas que são testemunhos vivos de amor à igreja de Deus? Como elas demonstram esse amor?
Num tempo em que muitas pessoas perderam o amor e o respeito pela igreja é necessário reafirmarmos o valor da igreja de Jesus Cristo e demonstrarmos o amor que temos em Deus por Sua noiva. Devemos firmemente recusarmos a unirmos nossas vozes às daqueles que malham a igreja, mas sim, levantarmo-nos para cuidar daquela por quem Cristo deu a vida.
O apóstolo Paulo e o irmão Epafras são homens que demonstraram durante a vida um amor verdadeiro pela igreja de Deus. Veremos um pouco desse amor e cuidado com a igreja por meio de uma olhada na epístola de Paulo aos Colossenses.
“Colossos era uma cidade na Frigia, na província romana da Ásia (parte da atual Turquia), c. 170 km a leste de Éfeso, na região das sete igrejas de Ap 1-3. Na época do rei persa Xerxes (Assuero, cf. Et 1.1), Colossos era uma cidade muito próspera. A cidade situava-se na junção das principais rotas comerciais norte-sul e Leste-Oeste. Nos dias de Paulo, no entanto, a principal estrada havia sido redirecionada para passar por Laodiceia, desse modo desviando-se de Colossos, o que levou ao declínio dessa cidade e ao crescimento das cidades vizinhas de Laodiceia e Hierápolis. Embora a população fosse basicamente formada por gentios, havia uma colônia judaica que datava dos dias de Antíoco, o Grande (223-187 a.C.). A população mista de judeus e gentios manifestava-se tanto na composição da igreja quanto na heresia que a perturbava, a qual continha elementos do legalismo dos judeus e do misticismo pagão.
A igreja foi fundada por Epafras (1.5-7) e devido as diversas heresias que estavam surgindo, este, vai então, à Roma fazer uma visita à Paulo e contar o que está acontecendo na igreja. Essas heresias surgiram muito tempo depois que a igreja fora fundada. Ela continha elementos do que, mais tarde, ficou conhecido como gnosticismo: que Deus é bom, mas a matéria é má; que Jesus Cristo foi, simplesmente, um de uma série de emanações descendentes de Deus e um ser inferior a Deus, e que era necessário um conhecimento secreto e mais elevado do que a Escritura para o esclarecimento e para a salvação. A heresia de Colossos também adotou aspectos do legalismo judeu; por exemplo, a necessidade da circuncisão para a salvação, a observância dos rituais cerimoniosos da lei do AT (as leis quanto aos alimentos, as festas e o sábado) e um rígido asceticismo. Ela também preconizava o culto aos anjos e a experiência mística. Epafras ficou muito preocupado com essa heresia e fez uma longa viagem de Colossos a Roma (4.12-13), onde Paulo estava preso.
Essa carta foi escrita da prisão em Roma (At 28.16-31), em alguma época entre 60 – 62 d.C., e , portanto é conhecida como a epístola da prisão (juntamente com Efésios, Filipenses e Filemom). Provavelmente, foi escrita quase ao mesmo tempo que Efésios e, a princípio, foi enviada com essa epístola e com Filemom por Tíquico (Ef 6.21-22; Cl 4.7-8). A carta foi enviada por intermédio de Tíquico, o qual estava acompanhando Onésimo, o escravo fugitivo, de volta para o seu dono, Filemom, membro da igreja de Colossos (4.7-9). Epafras permaneceu em Roma (cf. Fm 23), talvez para receber informações adicionais de Paulo.
Percebemos na vida de Epafras e de Paulo:
1. Um cuidado sincero com igreja
A. Epafras investiu dinheiro pelo bem da igreja
B. Epafras investiu tempo pelo bem da igreja
Investimos tempo naquilo que é importante para nós. Se a igreja é importante, então nós precisamos encontrar tempo para cuidar dela. Lembrando que para os pastores, o bem da igreja também passa pelo bem do próprio pastor e da forma como ele cuida da sua vida devocional, do seu relacionamento com a esposa e filhos, etc...
Uma delas, elaborada pelo Instituto Francis Schaeffer, mostra que todos os meses 1,5 mil pastores abandonam seus ministérios por problemas morais, esgotamento espiritual e até mesmo por desavenças com a igreja.
Outra pesquisa mostrou que os principais problemas enfrentados por esses ministros são: depressão e estresse, despreparo ministerial, falta de contato com a Bíblia, casos extraconjugais e crise financeira.
Você realmente ama a igreja do Senhor Jesus? Sua maior preocupação está com aquilo que a igreja pode te oferecer ou naquilo que você pode oferecer à igreja? O que você tem feito que demonstra esse cuidado sincero pela igreja?
2. Um cuidado sincero com a doutrina
A. Epafras buscou manter a verdade da sã doutrina (Cl 4.12)
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.”Dom Hélder Câmara
Ele não queria estabelecer a verdade, mas preservá-la. Começaram bem, mas deviam se esforçar para persistir na caminhada certa.
B. Epafras buscou respaldo apostólico em Paulo
3. Um cuidado sincero com a oração
A. A forma da oração (1.3,9; 4.12).
O maior bem que um pastor pode fazer por uma igreja é orar por ela. Não somos Deus, dependemos de Deus e só Deus pode agir na igreja, preservar a igreja e usar a igreja. Tudo vem d’Ele e é para Ele. Oremos pela igreja.
B. O conteúdo da oração (1.3-12)
a. Uma oração de gratidão (1.3-8)
· Pela fé em Cristo Jesus
· Pelo amor que ele tem para com todos os santos no Espírito
· Pela esperança que estava preservada nos céus.
Você pode perceber o agir de Deus na vida das pessoas da igreja que você é pastor? Você pode agradecer pela fé que os irmãos tem? O amor deles uns pelos outros no Espírito? Como anda a esperança deles? Quais motivos de louvor a Deus você tem pela igreja que você pastoreia?
b. Uma oração por crescimento (1.9-12)
· Para que eles sejam transbordados pelo conhecimento da vontade de Deus;
· Para que possam viver de modo digno do Senhor:
· Agradando inteiramente a Deus;
· Frutificando em toda boa obra;
· Crescendo no pleno conhecimento de Deus;
· Sendo fortalecidos com todo o poder de Deus (em toda perseverança e longanimidade; com alegria);
· Agradecendo ao Pai.
A igreja do Senhor Jesus está precisando de homens que demonstrem o amor que tanto professam pela igreja. Como você tem demonstrado amor pela igreja?